Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    STF afirma a constitucionalidade da inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB

    Publicado por Ramon Prietos
    há 3 anos

    No último dia 23 de fevereiro de 2021, o Plenário do STF, finalizou julgamento virtual do RE 1.187.264/SP, em Repercussão Geral, Tema 1.048, e fixou a tese de que:

    “É constitucional a inclusão do ICMS na base de cálculo da CPRB”.

    Segundo os Ministros, as empresas listadas nos artigos e da Lei nº 12.546/2011 (análise e desenvolvimento de sistemas, programação, construção civil, enquadradas nos grupos 412, 432, 433 e 439 da CNAE 2.0, empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de sons e imagens dentre outras atividades), não podem aderir ao regime substitutivo de contribuição por livre vontade e, ao mesmo tempo, querer se beneficiar de regras que não lhe sejam aplicáveis, dado que a receita bruta compreende os tributos sobre ela incidentes, a teor do artigo 12 do DL nº 1.598/1977.

    Art. 12. A receita bruta compreende:
    I - o produto da venda de bens nas operações de conta própria;
    II - o preço da prestação de serviços em geral;
    III - o resultado auferido nas operações de conta alheia; e
    IV - as receitas da atividade ou objeto principal da pessoa jurídica não compreendidas nos incisos I a III.

    Nesse sentido, os Ministros destacaram que o abatimento do ICMS da base de cálculo da CPRB ampliaria demasiadamente o benefício fiscal instituído, pautado em amplo debate de políticas públicas tributárias, além do que configuraria grave violação ao artigo 150, § 6º, da CF/1988, que determina a edição de lei específica para tratar sobre redução de base de cálculo de tributo.

    Gostou do conteúdo? Recomenda pois é muito importante para gente!

    • Sobre o autorComo advogado tributarista, defendo que todos os cidadãos têm o direito de pagar
    • Publicações46
    • Seguidores39
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações97
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/stf-afirma-a-constitucionalidade-da-inclusao-do-icms-na-base-de-calculo-da-cprb/1188623112

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)